segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Asdef constata inadequações nas obras da calçadinha da orla

Descrição para cegos: a imagem mostra um rapaz em cadeira de rodas, atravessando a rua na faixa de pedestres e subindo uma calçada rebaixada, porém, sem o piso tátil. Ao fundo, há um ônibus com o símbolo da Asdef - Associação de Deficientes e Familiares.
Por Gabriela Garcia

Uma vistoria realizada pela Associação de Deficientes e Familiares (Asdef) na calçadinha da orla do Cabo Branco, comprovou várias inadequações nas obras. Um dos problemas detectados, foi o do piso tátil, que não segue as normas técnicas, e os obstáculos, como os orelhões, quiosques e lixeiras, que dificultam o trânsito de portadores de deficiência visual.
Para a avaliação das obras, a Asdef convidou o Secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cássio Andrade, que não compareceu. Um engenheiro da prefeitura foi enviado ao local, mas, segundo a própria entidade, ele permaneceu por pouco tempo. Já o Instituto dos Cegos da Paraíba colaborou com a vistoria.
O presidente da Asdef, Francisco Izidoro, destacou a necessidade de fazer adequações nas obras de revitalização para atender não só o segmento de pessoas com deficiência, mas a diversos outros que correm o risco de sofrer acidentes. Além disso, o presidente destaca que da forma que está, pode afetar o idoso, a gestante, carrinhos de bebês, então, de um modo geral, a calçada precisa ser reformulada.Izidoro ainda evidencia dois pontos dentre as irregularidades. O primeiro é o tipo de piso que foi utilizado e a forma como ele foi colocado.        
 Para o bem cidadão, é importante que a Prefeitura da capital realize, juntamente com a Associação, uma nova vistoria, identificando problemas que geralmente os construtores julgam de menos importância, mas que afetam cruelmente as pessoas que têm mobilidade limitada. Até o momento, enquanto não vemos uma resposta da prefeitura, quem sofre somos nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário