terça-feira, 30 de maio de 2017

Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Descrição para cegos: cartaz alusivo à data. Destaca-se, à esquerda, um laço na cor laranja, símbolo da campanha. À direita, está a frase: “Tão juntos quanto amigos” e na parte inferior: “Junte-se a nós e use a sua Fita Laranja”. À esquerda, abaixo da fita, está o símbolo da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla.

Por Gabrielly Alencar

Esse ano, o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM) será celebrado no dia 31 de maio. A data é comemorada todo ano na última quarta-feira do mês, desde o ano 2009, quando foi estabelecida. Calcula-se que, em todo o mundo, cerca de 2,3 milhões de pessoas convivem com a doença.
Ainda não se sabe ao certo a causa da Esclerose Múltipla. Os especialistas. Porém, ela vem sendo estudada no mundo todo, contribuindo, assim, para melhorias na vida dos pacientes.



É uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, degenerando-o. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum na faixa etária entre 20 e 40 anos, sendo mais frequente em mulheres, apresentando uma proporção é de três mulheres para cada homem, mas também não se sabe o porquê. Abala funções como a locomoção, equilíbrio e visão, podendo incapacitar o indivíduo anos após o diagnóstico.
Alguns sintomas podem ir e vir, mas outros permanecem. As manifestações dependem dos nervos atingidos, variando de pessoa para pessoa. Entre os sintomas mais comuns, estão: fadiga, visão turva ou dupla, formigamentos, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, dificuldade cognitiva, problemas sexuais e incontinência urinária.
Outro fator intrigante, é que existem algumas regiões do mundo onde ela é mais frequente, apesar de não se saber o motivo. Como, por exemplo, Europa, sul do Canadá, norte dos Estados Unidos, Nova Zelândia e sudeste da Austrália.
Apesar da complexidade da doença, e as lacunas que existem na medicina, pesquisas já proporcionam tratamentos que podem ajudar no controle dos sintomas e na redução da progressão da doença.
A data serve para conscientizar e esclarecer a população sobre a Esclerose Múltipla, como também atentar para os sintomas. Em todo o mês de maio, acontecem campanhas e eventos, reunindo assim a população global de EM, para o compartilhamento de histórias, proporcionando, assim, uma campanha com e para todas as pessoas com a doença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário