sábado, 3 de dezembro de 2016

Alter: coloque-se no lugar do outro

Descrição para cegos: Na imagem há um bloco de pedra retangular com olhos e nariz  no centro de uma floresta. Traz também a palavra alter e embaixo dela a palavra jogar que está dentro de um retângulo.


Por Jéssica Xavier


         Alter é um jogo que permite que você experimente virtualmente como é ser uma pessoa com deficiência. O jogo foi criado pela Racional Games com parceria da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Conselho Municipal da cidade de Curitiba.
Nele você brinca com um personagem com vários tipos de deficiências (física, visual, auditiva, intelectual e autismo) que vão sendo alteradas em cada fase. O nome Alter, que vem do latim “outro”, representa bem a ideia do jogo, de se colocar no lugar do outro e entender suas dificuldades e potencialidades.

Escolha seu avatar, comece a aventura numa floresta e supere os desafios do lugar sentindo o que uma pessoa com deficiência sentiria. O ambiente é o mesmo em todas as fases, mas o objetivo de abrir e avançar os caminhos é vencido de maneira diferente de acordo com cada deficiência. Independente da deficiência, é possível concluir os obstáculos apresentados no jogo, com soluções de acessibilidade e comunicação.
O jogo faz parte da campanha “Não é privilégio, é direito”, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba. Ele se caracteriza como um “advergame”, ou seja, um jogo que é aliado a uma campanha.
Alter é gratuito e está disponível para computador e smartphones Android. Ele vem com opções de acessibilidade, como comando de voz, audiodescrição e alto contraste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário