terça-feira, 7 de novembro de 2017

Enem 2017 discute a educação de surdos na redação

Descrição para cegos: Candidatos do Enem 2017 entrando na escola para realização do exame. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Por Tiago Bernardino

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 provocou a sociedade a pensar sobre a educação de pessoas com deficiência. Na prova de redação, aplicada no último domingo (5), o tema proposto para o candidatos foi "desafio para a formação educacional de surdos". Além da abordagem da temática na avaliação, nesta edição foi disponibilizada a possibilidade de fazer a prova por meio de videoprova traduzida na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O tema abordado e as novidades trazidas no Enem 2017 foi comemorado pela estudante Gleice Genaro, que contou à Agência Brasil que encontra dificuldades para o estudo desde o ensino médio, pois na escola em que estudava não tinha acessibilidade, e, atualmente, na faculdade a falta de intérpretes de Libras é um problema.
Surda congênita, Gleice avalia que a possibilidade de fazer o exame com a videoprova é importante, pois muitos surdos e deficientes auditivos têm a Libras como primeira língua e o português como segunda, o que dificulta o entendimento da prova no formato tradicional. “Foi a melhor prova de minha vida, afinal foi a única que fiz em vídeo em Libras, uma verdadeira inclusão”, descreve. Ela já tinha feito a prova com intérpretes de Libras, mas sentiu dificuldade. “Apesar de eu ser bilíngue, não chego ao mesmo nível de pessoas que têm a Língua Portuguesa como majoritária”, diz.
A estudante Aymee Lucy Silva, de 27 anos, acredita que o tema da redação desagradou muitos candidatos por desconhecimento sobre o assunto. “O tema abalou o geral, mas é preciso acabar o preconceito com a pessoa surda e a pessoa com deficiência. Os participantes do Enem se chocaram com o tema”, afirma.
O Enem 2017, além de abordar a questão da educação de surdos disponibilizou para os candidatos com deficiência a possibilidade de fazer o exame através de videoprova traduzido em Libras. A opção de acessibilidade foi solicitada por 1.897 candidatos, entre os surdos ou com deficiência auditiva.
Outras opções de acessibilidade, para os participantes do Enem 2017, foram o Tradutor-Intérprete de Libras, que foi solicitado por 1.489 candidatos, e o recurso de Leitura Labial, escolhido por mil pessoas. Cerca de 52 mil participantes solicitaram Atendimento Especializado para o Enem 2017. Desses, 4.957 são deficientes auditivos e 2.184 são surdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário