quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Saiba para que serve o piso tátil nas calçadas

Descrição para cegos: foto de uma calçada com uma pessoa passando o bastão guia em um piso tátil de alerta que, no caso, indica o fim da calçada e começo da via para veículos. Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos -SP
Por Tiago Bernardino

A instalação de sinalização tátil nas calçadas oferece acessibilidade e segurança para as pessoas com deficiência. A sua instalação, assim como a calçada, obedece algumas normas. Para auxiliar a quem pretende reformar a calçada a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), em parceira com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) disponibiliza um manual.

De acordo com a publicação, a calçada ideal é "aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortável de todos os cidadãos". E deve oferecer acessibilidade, largura adequada, fluidez, continuidade, segurança, espaço de socialização e desenho de paisagem.
Ainda de acordo o manual, a sinalização tátil pode ser de alerta ou direcional. O piso tátil de alerta "deve ser utilizado para sinalizar situações que envolvem risco de segurança". O piso deve ter a cor em contraste com a cor do piso para auxiliar as pessoas com baixa acuidade visual.
O piso de alerta consiste em um conjunto de relevos tronco-cônicos, algo parecido a botões dispostos em um tabuleiro de xadrez em relevo. Deve ser instalado nos rebaixamentos de calçadas, nas faixas elevadas de travessia, nas plataformas de embarque e desembarque ou pontos de ônibus, no início e término de escadas e rampas e em frente à porta de elevadores.
Já o piso tátil direcional é formado por barras em relevos lineares dispostas paralelamente, indicando o sentido da caminhada. Deve “ser utilizado quando da ausência ou descontinuidade de linha-guia identificável, como guia de caminhamento em ambientes internos ou externos, ou quando houver caminhos preferenciais de circulação", diz o manual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário