terça-feira, 23 de dezembro de 2014

II Colóquio de Direitos das Pessoas com Deficiência - com a professora Sandra Santiago

Descrição para cegos: a imagem mostra Sandra Santiago sentada atrás de uma mesa, no segundo plano. Uma câmera aparece gravando a professora no primeiro plano.
O II Colóquio de Direitos das Pessoas com Deficiência da Disciplina de Jornalismo e Cidadania foi realizado no dia 19 de novembro com a professora Sandra Alves da Silva Santiago. Graduada em Pedagogia, Sandra tem doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e atua como docente e pesquisadora da UFPB na área de educação e inclusão de pessoas com deficiência. A organização foi de Felipe Ramos, Fernanda Mendonça, Gabriella Mayara e Mabel Abreu.

No primeiro vídeo, a professora Sandra explica o conceito de inclusão, que está além da instalação de rampas de acesso.



Neste vídeo, a professora esclarece sobre um projeto de lei que tenta regulamentar o direito das pessoas com deficiência e o tratamento que essas devem receber.


Nesta terceira parte, a professora Sandra aborda o problema de acessibilidade arquitetônica na estrutura da cidade de João Pessoa.


Muito se fala sobre inclusão social e o direito das pessoas com deficiência. Na contramão desse pensamento, Sandra Alves tem como objeto de estudo a exclusão dessas pessoas no meio social. Neste vídeo, ela esclarece o porquê da escolha do tema e a necessidade de debater o conceito de exclusão em uma sociedade que não é inclusiva.



Aqui, a professora fala dos avanços no debate sobre a inclusão das pessoas com deficiência no meio social.


Neste, Sandra Alves relata como o poder público oferece assistência a pessoas que adquiriram algum tipo de deficiência em razão de algum acidente.


Neste vídeo, a docente explica os direitos de pessoas com deficiência a próteses ou qualquer aparelho que venha auxiliar na adaptação ou melhoria da qualidade de vida, fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A professora Sandra explica como é feita a distribuição e os critérios utilizados para os usuários recorrerem e ganharem esses benefícios.


Sandra Alves comenta a importância do esporte como forma de inclusão das pessoas com deficiência, bem como o papel da prática esportiva para superação dos limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário