Descrição para cegos: desenho feito à mão de uma ciranda, composta por seis bonecos e duas bonecas. Dentre os bonecos, dois seguram uma bengala e um é cadeirante. |
No
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje, 3 de dezembro, a Turminha do MPF faz
um resgate histórico sobre a origem da data e a importância da inclusão social.
O site, vinculado ao Ministério Público Federal,
tem o objetivo de contribuir com a formação cidadã de crianças e adolescentes.
Assuntos como equidade, direitos humanos e diversidade são prioridades de
discussão. Além de oferecer aos cidadão links de manuais do Ministério
da Educação sobre educação inclusiva, também estão disponíveis textos e
conteúdos audiovisuais relacionados a acessibilidade e discriminação. Confira a
seguir o texto publicado no site da Turminha do MPF:
(Fernanda Mendonça)
Em 1998, a Organização das Nações
Unidas (ONU) instituiu o 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com
Deficiência. O objetivo da comemoração é provocar a reflexão sobre as questões
relacionadas à deficiência e buscar a inclusão dos deficientes na sociedade.
Uma das lutas dessas pessoas, e
de suas famílias, é pela educação inclusiva, ou seja, para que as escolas
percebam e atendam suas necessidades especiais e promovam a aprendizagem e o
desenvolvimento em salas de aulas comuns do sistema regular de ensino.
De acordo com o Seminário
Internacional do Consórcio da Deficiência e do Desenvolvimento Sobre a Educação
Inclusiva, realizado em 1998 na Índia, um sistema educacional inclusivo deve
reconhecer que todas as crianças podem aprender e precisa respeitar as
diferenças entre elas de acordo com idade, sexo, etnia, língua,
deficiência/inabilidade, classe social e estado de saúde.
Depois de reconhecer as
diferenças entre as crianças, o ensino inclusivo precisa transformar as escolas
e sistemas de educação para possibilitar o atendimento das necessidades
individuais de todos os alunos, com ou sem necessidade especial. A inclusão
exige a utilização de métodos diferentes para as diferentes necessidades,
capacidades e níveis de desenvolvimento individuais.
A Secretaria de Educação Especial
do Ministério da Educação (MEC) desenvolve o Programa de Educação Inclusiva,
que tem por objetivo capacitar professores para oferecer educação especial que
inclua nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou super dotação.
Confira os links para os manuais
do MEC de Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento
Educacional Especializado:
Assista:
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também:
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