quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

III Colóquio sobre Direitos da Pessoa com Deficiência – com Windyz Ferreira e Alceni Maria

Descrição para cegos: foto mostra Windyz à esquerda e Alceni à direita, sentadas, e a câmera filmando-as, com elas aparecendo no visor

O III Colóquio sobre Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizado no dia 1º de dezembro pela turma de Jornalismo e Cidadania do Curso de Jornalismo na UFPB. As convidadas foram a professora Windyz Brazão Ferreira e a pedagoga Alceni Maria da Silva, que tem visão subnormal e é servidora da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência da Paraíba (Funad). O colóquio foi organizado por Gabriela Garcia, Luiz Lambert, Marília Araújo e Marília Cordeiro.

Assista ao colóquio a seguir:


No primeiro vídeo, as convidadas abordam algumas atitudes que podem passar despercebidas e que configuram discriminação velada contra pessoas com deficiência.



A professora Windys defende o empoderamento das pessoas com deficiência nos espaços sociais, com base no lema: “Nada sobre nós sem nós”.






A professora comenta a relevância da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, cujas contribuições são apontadas por Alcenir.





As convidadas discutem os preconceitos perpetuados na sociedade por falta de conhecimento e como eles podem retardar a inclusão das pessoas com deficiência.





Alcemir destaca os problemas de acessibilidade na universidade, relatando sua experiência, e como o ensino superior tem caminhado lentamente para a inclusão.





Neste vídeo, a professora Windys comenta as dificuldades encontradas nos processos de inclusão de crianças, jovens e adultos com deficiência na educação.





A professora defende o cumprimento das leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência, e aponta quem são os responsáveis pela inclusão.





No vídeo que segue, as convidadas debatem a validade dos auxílios financeiros destinados a pessoas com deficiência e a burocracia para acessá-los.





As convidadas falam de escolas especiais e sobre o preconceito daqueles que julgam como privilégios os direitos das pessoas com deficiência.





A professora comenta os desafios enfrentados pelas pessoas condicionadas a “múltiplas vulnerabilidades” e apresenta a adaptação razoável.





Alcemir Maria deixa suas considerações acerca do colóquio e relata suas experiências, defendendo a participação social a que as pessoas com deficiência têm direito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário