segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Você sabe o que é terapia ocupacional?

Descrição para cegos: No centro da imagem há uma bola azul com o nome terapia ocupacional. Ao redor, outras bolas cinzas apontam para o centro e tem os dizeres: inclusão, autoestima, participação social, atividades de vida diária, independência, reabilitação, habilitação, atividades significativas, brincar, ambiente, lazer, trabalho, autonomia, funcionalidade.

Por Jéssica Xavier


Uma nova área e profissão vem crescendo e tomando espaço no Brasil nos últimos anos. É a terapia ocupacional, que dentre suas funções ajuda pessoas com deficiência a alcançar melhor qualidade de vida.
Segundo a professora do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB Joana Rostirolla, trata-se de uma profissão que, no Brasil, atua nos campos da educação, cultura, saúde e social. Objetiva facilitar a autonomia, participação e inserção social, por meio do trabalho com pessoas, grupos ou comunidades, de forma a enriquecer suas possibilidades de engajamento em ocupações necessárias ou desejadas.

A terapia ocupacional “pode ter como público-alvo, também, as pessoas com deficiência, a qual é um dos possíveis fatores de vulnerabilidade social, uma vez que pode gerar fragilidade nos vínculos familiares, de trabalho e dificuldade no engajamento em ocupações. “, esclarece a professora, que tem mestrado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.
O que diferencia essa profissão de outras áreas da saúde é o seu enfoque para as atividades diárias e as situações cotidianas, de forma a auxiliar o paciente considerando suas limitações, sejam elas físicas, mentais, sociais ou educacionais.
O terapeuta ocupacional não somente presta serviços às pessoas com deficiência, mas também atua em outras áreas, intervindo nas atividades de vida diária (higiene pessoal, alimentação, vestir-se); atividades instrumentais de vida diária (mobilidade e transporte, cuidar de outra pessoa, manutenção da casa, preparação de alimentos e limpeza, compras); além de intervir também em áreas como descanso e sono, trabalho, lazer, brincadeiras e participação social.
        A profissão começa a se consolidar em João Pessoa a partir da formação dos profissionais nas universidades que já disponibilizam o curso, além da demanda e a necessidade desse tipo de intervenção nos hospitais e nas vidas dos indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário