segunda-feira, 20 de março de 2017

Reforma na previdência prevê redução no BPC

Descrição para cegos: a imagem mostra o desenho de uma cena familiar onde se vê um casal idoso sentado em um sofá com quatro crianças ao redor, sendo uma delas cadeirante. Acima da cena está escrito: BPC - Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.
Por Isy Veras

O Congresso Nacional está para aprovar areforma da Previdência Social, ato que pode significar a redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC), uma prerrogativa que dá direito a assistência social e é assegurada por lei. Atualmente o benefício é concedido a cerca de 4,4 milhões de brasileiros, sendo eles idosos (com idade acima de 65 anos) e deficientes de baixa renda que não têm estrutura para trabalhar e se manter economicamente. 


O valor do benefício será um dos primeiros a serem regrados se o Congresso aprovar as medidas tal qual lhes foram enviadas pelo governo Temer, e a partir disso, o valor repassado será desvinculado do salário mínimo, que é considerado o menor valor que uma pessoa precisa para garantir sua sobrevivência. 
A justificativa do Governo apoia-se em uma questão exclusivamente orçamentária: alega que o benefício custa bilhões de reais por ano, com pessoas que não necessariamente contribuem com a previdência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário