quarta-feira, 22 de março de 2017

Dia Mundial da Síndrome de Down

Descrição para cegos: símbolo do Dia internacional da Síndrome de Down. Em fundo branco tem um coração do lado esquerdo da ilustração, nas cores vermelho (lado esquerdo) e azul (direito), com o mapa mundi dentro. A metade azul une-se a um traço azul horizontal e forma-se o algarismo 2. Ao lado deste há um traço denso que ao mesmo tempo que separa o coração do letreiro, é também o algarismo 1, surgindo então o 21. Em seguida tem o texto: “Dia Internacional da Síndrome de Down”

Por Gabrielly Alencar

O dia 21 de março foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como data oficial para celebração do Dia Mundial da Síndrome de Down. A data faz referência ao cromossomo 21, que deveria conter um par, apresentando-se nos portadores de Down com mais um cromossomo (trissomia).
A comemoração foi instituída em 2006 e amplamente divulgada, com intuito de conscientizar a população mundial para a importância do tema e principalmente acabar com o preconceito, que é gerado pela falta de conhecimento sobre a síndrome. Ou seja, acabar com a rotulação dos seus portadores.


A Síndrome de Down foi descoberta em 1862, pelo médico britânico John Langdon Down, e apesar do longo percurso que ainda se tem a percorrer, em busca de igualdade para essas pessoas, muito já se conseguiu nesse período pós-conhecimento.
É pertinente ressaltar que os portadores de Down podem e devem levar uma vida normal sendo, inclusive, inseridos desde cedo em escolas regulares, pois o importante é estimular a interação desses com as outras crianças, não os subestimando devido à síndrome.
Essa, aliás, é uma das principais questões que se quer mostrar: com a comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down. Não se trata de uma doença, e as pessoas que a têm não podem ser definidas pela síndrome, pois elas têm características, gostos e personalidades próprias, como qualquer outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário