domingo, 4 de junho de 2017

Canal no YouTube apresenta canções em Libras

Descrição para cegos: duas mãos abertas viradas para baixo sobre um fundo liso. Em primeiro plano, a mensagem: “Músicas em Libras” acompanhada de notas musicais.

Por Gustavo Freire

        Como forma de conhecer o mundo em substituição à audição e à fala, o surdo utiliza uma comunicação espaço-visual. No Brasil, essa comunicação é construída a partir da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, que surgiu em decorrência da língua de sinais francesa, e que, em 2002, foi reconhecida como segunda língua oficial brasileira (Lei nº 10.436/2002).
        Em decorrência, sobretudo, da legitimidade da língua de sinais como sendo a língua natural dos surdos – que tem repercussões linguísticas, cognitivas e sociais - estes têm uma cultura particular, a cultura surda. No entanto, o contato com a cultura ouvinte, isto é, daquele que ouve, acontece cotidianamente, haja vista o capital social gerado a partir das relações sociais. Mais que considerar como um território contestado, as trocas “enriquecem” os sujeitos que se aventuram em conhecer o novo.



Uma das formas de conhecer outra cultura é por meio da música. Nesse sentido, muitos são os canais na plataforma de redes sociais YouTube voltados para o universo musical. Alguns deles são de música em Libras, onde os atores traduzem a letra a partir do português, a exemplo do MúsicaLibras, cujos vídeos não têm legenda. O responsável pelo canal é o João Pedro Poeys, um jovem ouvinte.
        O número de visualizações ultrapassa os cem mil, sendo o de maior expressão o da música Todos os Loucos do Mundo. O projeto disponibiliza um e-mail para o envio de sugestões e pedidos (musicaslibras@gmail.com). No ar há dois anos, no momento não há registros de novos vídeos. Inclusive, nos comentários os usuários expressam o anseio de que o projeto volte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário