quarta-feira, 14 de junho de 2017

Jacob Barnett, autista, cursa Ph.D. aos 19 anos

Descrição para cegos: Jacob Barnett numa sala de aula em frente a lousa negra, onde escreveu cálculos.

Por Gustavo Freire

        Diagnosticado com autismo aos dois anos de idade, o norte americano Jacob Barnett contradiz prognóstico de especialistas de que não aprenderia a ler e surpreende com a sua inteligência. Para além da capacidade de leitura, Jacob, aos 19 anos, está vinculado ao Perimeter Institute e à Universidade de Waterloo, no Canadá - onde cursa Ph.D. em Física quântica.
        Seu interesse por física foi firmado aos 9 anos, quando começou a desenvolver teorias sobre astrofísica. Aos 13 se tornou físico e aos 14 ingressou no mestrado no Perimeter Insitute, obrigando-o a mudar de país. Considerado com um QI superior ao de Albert Einstein, Jacob poderá ser agraciado com o Prêmio Nobel, em anos futuros, com os trabalhos que vem desenvolvendo.
  

      “A pesquisa é dedicada a estudar problemas com muitas partículas em uma extensão da mecânica quântica padrão. Em particular, estou estudando como um estado de tal sistema é emaranhado quando tem energia mínima" (em tradução livre), contou ao Maclean’s.
        A mãe de Jacob, Kristine Barnett, diz que “encarar o autismo certamente foi uma das maiores batalhas de sua vida juntamente com meu filho”. E complementa: “crianças com autismo não estão realmente perdidas. Há algo em que elas estão pensando. [...] de forma mais profunda, talvez, por vezes, de forma mais sofisticada”.
Um vídeo com mais detalhes sobre Jacob está disponível no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário