sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Inscrições para candidatos à utilização de cães-guias encerram próximo domingo


                                                                                          Antonio Cruz/Agência Brasil
Descrição para cegos: um homem com deficiência visual passeando com seu cão guia em um shopping. Próximo a eles ao lado direito duas mulheres também transitando no local, carregando bolsas. Mais ao fundo diversas pessoas, e ao lado esquerdo vitrines de lojas com roupas expostas para venda.
Você sabia que no Brasil deficientes visuais podem receber gratuitamente cães-guias treinados por ONG’s? As inscrições para candidatos à utilização de cães-guias começaram no dia 7 de agosto e já se encerram no próximo domingo (17). A chamada para a seleção foi publicada no Diário Oficial da União, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na quarta-feira (6).

De acordo com a nota, a seleção será de responsabilidade dos centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia dos institutos federais. Além disso, vale destacar que a inscrição na seleção não é suficiente para garantir o direito de receber um cão–guia.

Os interessados devem ser maiores de 18 anos ou a partir dos 16 anos, em casos de emancipação. A escolha do candidato será determinada a partir da análise de compatibilidade entre o inscrito e o cão, que será realizada por uma comissão técnica Além disso, a pessoa deve apresentar condições físicas, psicológicas e financeiras para manter um cão-guia.

As inscrições podem ser realizadas através do link: 

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=16439


Algumas curiosidades sobre treinamento com cães guias:
Raças? 
Geralmente são pastores alemães, labradores ou golden retrievers.

Como é o primeiro contato entre o cachorro e o deficiente visual?
A equipe de treinamento primeiro avalia as necessidades e capacidades do deficiente visual e, dessa forma, seleciona um cão-guia que atenda às necessidades do dono. O treinamento só começa com o cão e o dono juntos.

O que influencia na escolha da dupla (cão-guia e acompanhante)? 
O treinador avalia a habilidade do solicitante em controlar cachorros, condições e o tipo de moradia. Também é avaliada a rotina e o temperamento do acompanhante.



(Andréa Meireles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário