segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Resenha crítica do filme Uma lição de amor

Descrição para cegos: cartaz do filme Uma lição de amor, que mostra a atriz Michele Pfeiffer sorrindo; logo abaixo, o ator Sean Penn abraçando uma menina que está de costas. No cartaz, além dos nomes dos atores e do título do filme está escrita a frase: "o amor é tudo o que se precisa".


O filme Uma lição de amor (2001), dirigido por Jessie Nelson, conta a história da luta de Sam (Sean Penn), um homem com uma deficiência cognitiva, para manter a guarda da sua filha Lucy (Dakota Fanning). Pai e filha foram abandonados pela mãe logo após o nascimento de Lucy, e Sam toma para si o dever de cuidar sozinho da criança.

O atraso no desenvolvimento mental de Sam torna sua capacidade intelectual semelhante à de uma criança de 7 anos. Apesar disso, ele leva uma vida normal, retirando seu sustento e o da filha com seu trabalho em uma cafeteria. Sam ainda conta com a ajuda de uma vizinha e de quatro amigos - que também são deficientes mentais - para cuidar de Lucy.


Quando Lucy completa 7 anos, a situação chama a atenção de uma assistente social. Ela acredita que Sam, na condição de deficiente mental, é incapaz de educar e cuidar de uma criança que já ultrapassa a capacidade intelectual do pai. Com uma determinação da justiça, a assistente social leva a garota para um abrigo de menores.

A partir daí, entra em cena a advogada Rita Harrisson (Michelle Pfeiffer), procurada por Sam para fazer sua defesa. Rita a princípio não quer atendê-lo, entretanto decidiu fazer um trabalho gratuito após ficar constrangida na frente dos colegas de trabalho. O resultado do processo judicial deixa Lucy com uma mãe adotiva, Randy (Laura Derm) e Sam resolve se mudar para ficar mais próximo da filha, que passa a fugir todas as noites para sua casa, até que fica evidente para Randy a necessidade de uma proximidade entre a menina e o pai, ainda que ela permaneça com a guarda de Lucy.


Uma lição de amor apresenta um enredo polêmico, mas capaz de desmitificar a incapacidade de amar de uma pessoa com deficiência mental. Algumas pessoas acreditam que essa deficiência faz com que seus portadores não tenham consciência alguma sobre qualquer sentimento. A história de Sam mostra que apesar de ter sido julgado incapaz de cuidar da sua filha, seu amor e sua proximidade seriam as únicas coisas capazes de proporcionar felicidade a Lucy. 
(Andréa Meireles)

Um comentário: