quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A inclusão em debate

Descrição para cegos: a foto mostra
Izaura Maria usando muleta no braço
 direito. Ela está em frente ao
prédio do Centro de Educação,
cuja placa se vê acima da professora.
Por Samuel Amaral

O projeto A Inclusão se faz assim!, coordenado pela professora Izaura Maria de Andrade da Silva (Departamento de Habilitações Pedagógicas da UFPB), com a colaboração da professora Sandra Santiago (DHP-UFPB), está promovendo rodas de conversa sobre a inclusão de estudantes com deficiência. A primeira ocorreu no dia 26 de agosto, tendo como tema Surdez e Libras, tendo como convidados Sandra Santiago (UFPB), Enio Affonso (Funad) e Huynara Martins (Funad).
Outras três rodas de conversa ocorrerão respectivamente neste mês, em outubro e em novembro (veja a programação no final).
O projeto tem o objetivo de sensibilizar e despertar nos alunos o interesse pela área de Educação Especial, visando à construção de uma “escola para todos, que respeita as diferenças, que acolhe as diferenças”, segundo Izaura.
- Esse projeto nasceu de uma pesquisa que constatou que nenhuma licenciatura (com exceção das de Dança e Educação Física) tem disciplinas voltadas para a capacitação do trabalho com educação inclusiva” – explica a professora.

Ela acrescenta que “estamos distantes de uma sociedade inclusiva, porque vivemos numa sociedade de classe que hierarquiza diferenças, que discrimina e é organizada de acordo com um determinado padrão de indivíduo!”.
Ainda de acordo com a coordenadora do projeto, “dentro do levantamento do Observatório do Plano Nacional da Educação, 15% da população com deficiência em idade de escolarização está fora da escola; e os que estão na escola ainda sofrem problemas de exclusão, como abandono, repetência, falta de atendimento educacional especializado... Precisamos discutir inclusão na Universidade, precisamos criar espaços de formação de professores!”.
As rodas de conversa promovidas pelo projeto A Inclusão se faz assim!, pretendem suprir parte da deficiência desses espaços. Confira a programação completa dos próximos encontros, que concederão certificados de participação:

2º Encontro:
Data: 23/09;
Horário: 14h às 16:20h;
Local: Auditório do Centro de Educação (UFPB);
Temas: Deficiência Visual e Braille;
Animadoras da roda de conversa: Valéria Amaral (Nedesp/UFPB), Valéria Carvalho (Instituto dos Cegos da Paraíba) e Juliana Dantas.

3º Encontro:
Data: 21/10;
Horário: 19h às 21:20h;
Local: Auditório do PPGE (CE);
Temas: Políticas Públicas, legislação e formação do docente;
Animadoras da roda de conversa: Andrezza Polia (UFPB) e Izaura Silva (UFPB).

4º Encontro:
Data: 25/11;
Horário: 9h às 11:20h;
Local: Auditório do Centro de Educação (UFPB);
Temas: Deficiência física e acessibilidade;
Animadoras da roda de conversa: Andrezza Polia (UFPB), Douraci Vieira (Asdef) e Carolina Vieira (Asdef).

        Mais informações pelo e-mail: inclusaofazassim@gmail.com, ou pelo telefone (Whatsapp): (83) 9.8876-6578.

Nenhum comentário:

Postar um comentário