sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O que é ser deficiente para você?


Descrição  para cegos: mãos com terra.
Em uma delas, uma pequena flor amarela
se destaca.

Por Rebeka Akber

Eu nunca vi a luz do sol, nunca pude contemplar o mar, nem minha mãezinha a quem tanto amo, pude sua graça e doçura enxergar. Nasci cego, e foram tantas as vezes que me considerei incapacitado, e desejei não ter nascido. Fiz até mais que isso, desejei ter nascido surdo também, para não ter que ouvir minha família chorar nas incontáveis vezes que eu fiz cirurgias, para tentar ao menos vultos enxergar, e que nunca deram resultados. Rezei, chorei, implorei.
Mas certo dia, e, diga-se de passagem, um lindo dia, aceitei e compreendi. Pedi para que minha mãe me levasse à praça de nosso bairro, e ela, como de costume, deixou-me lá e retornou para nossa casa, para continuar seus afazeres. Minha mãe foi e ali estava eu sentado, sentindo apenas o vento bater em meu rosto, em pensamentos distantes, senti que alguém se aproximava. Pensei que minha mãe havia retornado. Foi quando uma linda garotinha, sim tenho certeza de que ela deve ser linda, pois sua alma deve ser tão bela quanto seus pequenos traços, se apresentou.


Letícia, no auge de seus 12 anos, estava a brincar quando resolveu se dirigir até onde eu estava, e com a maior pureza que se pode encontrar, não hesitou em me perguntar, "como é ser cego?". Apesar de ainda chocado, disse a ela que eu não sabia como era o sol, a lua, as flores, o mundo nem até mesmo a terra, e conclui que para mim, ser deficiente é não ter capacidade para realizar muitas das atividades cotidianas.
Posso deduzir que ela parou para pensar em tudo que ouviu, e eu soltei um "Menina, perdeu a língua?!" Então foi a partir daí que aquele momento passou a ser o melhor de todos. Letícia me respondeu da maneira mais suave possível: "Que estranho, eu não sabia que era assim, para mim, quem não vê, sente a essência da vida, sente o céu, sente o mar de maneira singular, do mesmo jeito que quem não ouve consegue enxergar tudo de um ângulo único. A deficiência mesmo moço, não está naquele que não ouve, não enxerga ou não fala. Tem grande deficiência quem tem tudo pra evoluir, mas dispensa o conhecimento oferecido, e não usa sua sabedoria e oportunidades para somar com outros. Deve ser assim, não é não?!"


Um comentário: