terça-feira, 23 de agosto de 2016

Curta retrata infância de menina com paralisia cerebral

Descrição para cegos: cena do filme mostra Heloísa na entrada da sala de aula. Ela está numa cadeira de rodas e, atrás dela, tem uma porta aberta e um banquinho. Na parede à sua esquerda, um cabide com uma mochila pendurada.
Por Jéssica Xavier

         O livro infantil Por Que Heloísa?, da publicitária Cristiana Soares ganhou vida nas telas e se tornou filme. O curta-metragem conta a história de uma garota de 6 anos com paralisia cerebral chamada Heloísa que encara o início de sua vida escolar. O filme é baseado em uma história real e foi realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e pela TV Cultura de São Paulo.
- O projeto transmidiático Por que Heloísa? foi concebido com a intenção de gerar a reflexão coletiva. Como podemos mudar nossa forma de olhar as questões relacionadas à deficiência e à existência humana e colaborar, na prática, para tornar o mundo melhor para todos? - indaga a autora.
Na primeira cena acompanhamos Heloísa em seu primeiro dia na escola. Nesse momento, os olhares curiosos dos colegas de classe tomam conta da história, mas no decorrer da narrativa eles começam a compreender as atitudes e pensamentos da personagem principal, que mesmo sem muitos movimentos e sem falas tem muito a expressar. Logo vemos Heloísa enfrentando os desafios de realizar ações como passar a página de um livro, levar a colher à boca. Uma dessas cenas é embalada com a narração de um jogo de futebol ao fundo e a partir disso podemos perceber que simples ações como essa são para crianças como Heloísa como um gol depois de várias bolas na trave.
O filme também nos leva a refletir sobre os desafios enfrentados pelos deficientes fora de casa. Heloísa sai para passear com a mãe e a irmã e encontra ruas esburacadas, carros impedindo a travessia da rua, portas estreitas e nenhuma rampa.
As músicas originais do filme ajudam a construir a narrativa da história. A trilha sonora desenvolvida por Hélio Ziskind complementa cada uma das cenas. “Imagino um mundo aberto e Helô passando aonde todo mundo vai. Lá vai Helô, livre, pra ser assim, ser Helô. Imaginou? ” – diz uma das canções que retratam o pensamento da mãe da protagonista.
Mesmo sendo um desenho animado, o curta não transmite uma mensagem apenas para as crianças. Leva todos a refletirem sobre inclusão, acessibilidade, respeito e compreensão.


Assista ao filme completo aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário