terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Invisíveis pelo Silêncio

Descrição para cegos: a imagem mostra captura de tela do documentário "Invisíveis pelo Silêncio". Nela, uma moça de cabelos loiros e blusa laranja aparece falando na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Seu nome está em destaque no canto inferior direito, "Renata"; logo abaixo, está escrito: "estudante de Pedagogia". Ela está sentada num sofá e atrás aparecem parte de uma televisão, porta-retratos e alguns CDs, dispostos num "rack".
Por Mabel Abreu

    Imagine tudo no mudo! As pessoas falam e falam e você nada compreende. Então, procura se distrair com algo e vai zapear canais na tevê, mas tudo continua na mesma. Essa é a realidade de 5,7 milhões de brasileiros que apresentam algum tipo de deficiência auditiva, seja ela, leve ou severa.

    O documentário “Invisíveis Pelo Silêncio”, produzido em 2008 por Helen Baesse, retrata o descaso da mídia em não assegurar uma programação acessível para pessoas surdas, chamando atenção para a importância e necessidade das legendas, das legendas ocultas (closed caption) e da janela de Libras. 


    Não cumprindo os deveres estabelecidos por lei, a mídia também não apresenta alternativas para suprir a necessidade dos deficientes auditivos nos programas exibidos na grade de programação. 

    No curta podemos ouvir relatos do cotidiano e acompanhar o sentimento de supressão de pessoas com deficiência auditiva na audiência de programas televisivos.

    O vídeo está disponível no Youtube e dividido em duas partes.

Primeira parte:



Parte 2:
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário