segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Evasão e Indiferença na escolaridade

Por Larissa Maia


Descrição para cegos: Menino portador de deficiência em uma cadeira de rodas em três situações diferentes: lendo, apoiado na cadeira e com os braços levantados.

   Um dos principais fatores de evasão escolar dos deficientes, além da falta de acessibilidade, é talvez a falta de políticas inclusivas nas escolas. O ambiente educacional, que deveria promover igualdade entre os estudantes, acaba afastando os deficientes pela ausência de condições físicas e sociais que proporcionem um “lar” para o aluno.
   Para tratar do tema “Educação Inclusiva”, o UOL convidou Ika Fleury, a ex-primeira-dama do estado de São Paulo e atual presidente do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill, instituição que trabalha há 70 anos pela inclusão de pessoas cegas e com baixa visão. Confira no link.
   Dando continuidade à temática, o jornal O Globo trouxe uma matéria sobre o preconceito como causa da desistência de alguns alunos deficientes, causando um grande índice de evasão escolar dos que necessitam de condições especiais para usufruírem de um ensino de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário