quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Tecnologia para todos


Por Larissa Maia

  O mercado tecnológico se adapta e se adapta muito bem. Com uma gama de ferramentas que fomentam a inclusão social, os deficientes viram, nos meios tecnológicos, um ambiente de evolução. 
  Existem aplicativos que permitem a tradução para a Língua Brasileira de Sinais, ajudando surdos, e para "emprestar sua visão" por uns minutos, para que voluntários possam ajudar deficientes visuais e identificar placas e até para encontrar locais que oferecem acessibilidade. 
  O mundo da internet nem sempre é maléfico e quem tem conhecimento na área tem utilizado cada vez mais os recursos disponíveis para oferecer soluções para problemas grandes, como é o caso do aplicativo TelepatiX, que facilita a comunicação entre pessoas que não conseguem falar e tem movimentos limitados, como é o caso de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Paralisia Cerebral ou Acidente Vacular Cerebral.  
  Há, na internet, um grupo de pessoas incentivando a acessibilidade virtual. O movimento intitulado “Web para todos” existe desde 2017 e foi criado pela jornalista Simone Freire ao notar a ausência de inclusão digital para pessoas com algum tipo de dificuldade. Você pode conferir mais sobre o movimento nesse link 

Nenhum comentário:

Postar um comentário